segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Beaujolais Village

Noite de sábado, calor insuportável... Beef Tartare e um Beaujolais-Village bem fresquinho, foram os eleitos para amenizar a sensação quente!

Para quem não conhece, o Beaujolais é um vinho francês elaborado 100% com a uva Gamay (lê-se gamé). Trata-se de um vinho jovem que fica pronto para o consumo muito brevemente depois da colheita. Os franceses comemoram sua chegada sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro com a célebre frase: Le Beaujolais est arrivée!!

Por ser jovem, leve e fresco, este vinho apresenta aromas bem frutados e um paladar de frutas vermelhas bem frescas... Morango e framboesa estão sempre presentes. Além disso, trata-se de um tinto que pode e deve ser bebido em uma temperatura mais fresca, em torno de 16ºC.

Vale destacar que os vinhos Beaujolais podem ser divididos em 4 tipos:  
  • Beaujolais nouveau - vinho jovem, sem envelhecimento
  • Beaujolais - pouco envelhecido
  • Beaujolais-Village - fabricado nos 38 vilarejos credenciados do Rhône
  • Beaujolais cru - com nomes dos domínios (appellation): Brouilly, Chiroubles, Côte de Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin à Vent, Régnié, Chénas, Saint-Amour. Estes são os melhores.
O que nós degustamos tratava-se de um Beaujolais-Village 2009, da vinícola Abel Pinchard. Com coloração vermelho cereja, apresentou notas aromáticas de frutas vermelhas bem frescas. Na boca, notas de morango, framboesa e cassis foram as que mais se destacavam. Delícia, geladinho!!!


O prato eleito, com já disse, foi o clássico Beef Tartar (conhecido também como Steak tartare), elaborado com carne crua (moída ou cortada na ponta da faca), sem vestígios de gordura ou nervos, sempre preparada no momento de servir, temperada com cebola, cebolinha, alcaparras, mostarda dijon, molho inglês, limão e a célebre gema de ovo!


No pão de centeio fica delicioso, bem refrescante. É claro que isso não pode ser consumido em qualquer lugar ou de qualquer maneira afinal, as condições de higiene devem ser rigorosas, por conta da contaminação de bactérias, principalmente a salmonella. Por isso, é necessário se ter atenção ao preparo e ao uso de ovos pasteurizados.

Tudo isso foi preparado pelo Cícero, no restaurante alemão Munique. Vale lembrar que a harmonização ficou perfeita!!! Tudo fresquinho para encerrar o sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário