segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Queijos e Vinhos" da Confraria Tarja Preta!

Ontem aconteceu mais um encontro da Confraria Tarja Preta. Dessa vez o local escolhido para a realização do encontro de "Queijos e Vinhos" foi a minha casa! Foi tão bacana passar a manhã de domingo arrumando a mesa! Mais bacana ainda foi escutar os comentários e elogios. Confesso que também achei que a mesa ficou bem bonita. Confesso também que a preparei com muito carinho afinal, amigos queridos iriam participar desse encontro, embora nem todos tenham conseguido vir!


A idéia, como foi dito, era a de harmonizar queijos com vinhos. Mas, mais do que isso, a idéia também era a de passar uma tarde de domingo alegre e descontraída. Pensando assim, selecionei alguns queijos e coloquei na mesa. Acrescentei o nome de cada um deles para facilitar a identificação. Alguns pães, frios, saladinha caprese no palitinho e frutas como damasco seco, morangos e uvas fizeram parte da composição da mesa.






Pensar em vinhos que harmonizassem com essa variedade de petiscos é bastante complicado. Por isso, decidi pensar em rótulos que combinassem de modo mais geral com a mesa.
Para começar, escolhemos a cava Don Román Brut. Elaborada a partir da clássica composição das uvas Parellada, Macabeo e Xarello, esta deliciosa espumante mostrou um amarelo palha bem bonito. No nariz, muita fruta fresca como pêra e abacaxi, e um pouquinho de fermento; na boca, uma acidez incrível, que tornou a cava bastante leve e fresca.


Na harmonização com os queijos, penso que ela se saiu melhor com o queijo gouda holandês, com o parmesão e com o patê de queijo pecorino. Com o queijo estepe ficou horrível, pois criou um amargor na boca.
Em seguida partimos para um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, o Greywacke 2010, da região de Malborough.


Com um amarelo palha bem clarinho e com reflexos esverdeados, este vinho surpreendeu no aroma pois apresentou muito pimentão, além de toques cítricos como laranja e limão. Na boca o pimentão se confirmou intensamente. Além disso mostrou ótima acidez que, no geral, combinou bem com os queijos brie e gruyère. Também ficou super bom com a saladinha caprese e com os damascos. Vale a pena experimentar!

Em seguida fomos para os tintos... Mas isso é assunto para amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário