segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

50% Gros Manseng!

Foto: Jane Prado, do blog Château de Jane
O Brumont 2011 me chamou a atenção por dois motivos: o primeiro foi o rótulo (sim, às vezes compro vinho por causa do rótulo e esse tom de verde limão me ganhou) e o segundo foi a composição do vinho - 50% de Gros Manseng e 50% de Sauvignon Blanc.

O único vinho que tomei com a casta Gros Manseng foi em um vinho de sobremesa, onde ia uma porcentagem bem pequena. Por isso, quando encontrei essa garrafa, quis logo comprar afinal, o pouco que já havia lido sobre essa casta indicava que ela costuma dar vinhos com bastante acidez (os meus favoritos!). Vale destacar que essa uva é largamente produzida na região do sudoeste da França e é utilizada em denominações como Jurançon, Bearn e Cotes de Gascogne.

Update: Fábio Barnes - além de amigo querido, é editor do blog Vinhos por Barnes, e proprietário da VinhoClic - contribuiu com seu vasto conhecimento em vinhos e nos ofereceu mais algumas informações sobre essa uva: Vamos a elas: "os brancos de Gascogne estão entre os vinhos brancos franceses mais exportados! Além disso, as uvas desta região, entre elas a Gros Manseng, Petit Manseng, Colombard, Ugni Blanc, são as utilizadas para produzir o Armagnac. São uvas de bastante acidez, que precisam de um corte para produzir vinhos com o adequado frescor." Obrigada, Fábio!

Comprei a garrafa, abri com amigos e... Delicioso!

Coloração amarelo palha bem claro, com reflexos esverdeados. No nariz, aromas de peras, abacaxi, e destaque para os intensos toques de maracujá. Na boca, elevada acidez, frescor, leveza, notas de limão e de maracujá. Perfeito para os dias de verão. A importadora que traz o vinho é a Decanter, mas eu o comprei na loja Cia dos Whisky

8 comentários:

  1. hahahaha, quando tomamos este? Não lembro! hahahha
    Despois do teu post, vou querer tomar de novo, prestando mais atenção! hahahah
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah... Tomamos na casa do Evandro, no dia da degustação de águas!
      Beijo

      Excluir
  2. Uau, este post foi daqueles de dar água na boca, Evelyn ... Não conheço esse vinho - nem a uva, aliás. O mais parecido que provei foi um argentino, Afincado Tardio, da Terrazas de Los Andes, feito com a Petit Manseng, de sobremesa.

    Deu vontade de provar esse aí !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nivaldo! Falam que existe uma proximidade entre a Gros e a Petit Manseng, mas é tão difícil encontrar textos sobre elas.
      Quanto ao vinho, vale a pena! O melhor: O preço entre R$60 e R$70.
      Beijo

      Excluir
  3. Evelyn, gosto muito dos brancos da região. São muito frescos, ótimos para uma tarde de verão!

    Curiosidades: (1)os brancos de Gascogne estão entre os vinhos brancos franceses mais exportados! (2) As uvas desta região, entre elas a Gros Manseng, petit manseng, colombard, ugni blanc, são as utilizadas para produzir o Armagnac. São uvas de bastante acidez, que precisam de um corte para produzir vinhos com o adequado frescor.

    Tenho experimentado alguns muito interessantes: Domaine du Tariquet e Domaine de Pellehaut (este último com quase todas as uvas da região com Chardonnay e Sauvignon).

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ver por aqui, Fabio!!
      É verdade, vinhos perfeitos para uma tarde de verão!
      Adorei as curiosidades!!! Aprendi um monte... Vou fazer um update no texto e colocar suas informações. - posso?
      Vou procurar esses rótulos que vc indicou... Por um acaso a Vinhoclic tem?
      Beijo e apareça mais vezes!!

      Excluir
    2. Estou sempre por aqui, leio todos os seus posts!
      Será um prazer agregar informação ao seu post. Somente para referência, a informação sobre a exportação de vinhos brancos de Gascogne eu li no Le Figaro (http://avis-vin.lefigaro.fr/connaitre-deguster/tout-savoir-sur-le-vin/guide-des-regions-et-des-appellations/sud-ouest/appellation-cotes-de-gascogne) e no site Wineofsouthwestfrance (http://www.winesofsouthwestfrance.com/page.cfm?s=appellation&a=89&p=19).
      O Domaine Pellehaut tenho no estoque. O Tariquet vou pegar no importador e te levo.
      Bjs.

      Excluir
    3. Fiquei feliz em saber que vc está sempre por aqui!!Ótimo. Me manda os valores e deposito pra vc! Vamos marcar um encontro, com o pretexto de eu pegar os vinhos, o que acha??
      Beijo e mais uma vez, obrigada!!

      Excluir