segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Churrasco harmonizado com vinho do velho mundo #cbe

Sei que tinha de falar das harmonizações realizadas com os vinhos tintos da Wines of Chile, mas estou fazendo uma pausa para publicar o post da Confraria Brasileira de Enoblogs (#cbe), que tem data certa para sair. Retomarei o assunto na próxima publicação.

O Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos, lançou o seguinte desafio: "Qual vinho do velho mundo você abriria com um churrasco?"


E nós, que adoramos desafios e harmonizações, corremos para adega e escolhemos o vinho.

O eleito foi o espanhol Santa Cruz de Artazu 2006, da região de Navarra.


Elaborado 100% com a casta Garnacha, vinda dos vinhedos mais antigos da vinícola, esse vinho apresentou coloração violácea e reflexos negros, aromas de tabaco, notas terrosas, café, tomates, violetas e um pouco de álcool que esquentava o nariz. Depois de 1 hora e meia aberto, os aromas evoluíram e o álcool desapareceu.

Na boca mostrou complexidade, notas frutadas, levemente adocicadas, bom corpo e um álcool que insistia em querer aparecer, mas que também desapareceu depois de 1 hora, aproximadamente. 

Harmonizou muito bem com uma picanha mal passada, principalmente com aquela bordinha de gordura que  - confesso - adoro de paixão e sempre como um pedaço, apesar de saber todo o mal que ela pode proporcionar!! 

Comprei a garrafa na Mistral, por 228,00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário