sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Vamos pisar a uva? Vindima na vinícola Góes

É chegado a hora da colheita! Pelas vinícolas de todo país chegou o momento de colher o precioso fruto, que será transformado no nosso querido e desejado vinho. E essa celebração é, normalmente, compartilhada com os enófilos, que buscam as vinícolas com a intenção de participar da colheita.

Com esse espírito, nos juntamos aos amigos e fomos até São Roque (cidade que está a 1 hora de São Paulo) para participar da festa da vindima da vinícola Góes.


Chegamos e encontramos uma incrível festa familiar: pai, mãe, avós, filhos, todos entusiasmados a descobrir os processos de elaboração do vinho, colher e, claro, pisar a uva!

Depois de uma breve explicação sobre a vinícola, partimos para o parreiral. Que delícia que é saborear uva colhida do pé, ainda mais quando se tem muitas variedades para enriquecer nosso paladar.

Na sequência, explicaram o funcionamento da desengaçadeira e promoveram a pisa da uva. As pessoas faziam fila para experimentar a sensação de colocar os pés na tina! É claro que eu também entrei na fila.


Quando eu pisei, a uva já tinha virado purê... A sensação é estranha: parecia estar pisando em um lamaçal.

Na sequência um almoço saborosíssimo, com bacalhau, costelinha de porco e muito mais, regado a vinho para todos os gostos: dos docinhos, elaborados com uvas de mesa, aos tradicionais Chardonnay, Sauvignon Blanc, Tannat, e suco de uva integral para a criançada.

Uma festa familiar deliciosa, que promove o vinho, pois educa as pessoas a consumirem a bebida do deus Baco. Anote na agenda e vá! Final de semana pra lá de divertido!

2 comentários: